O Projeto visa oferecer uma alternativa de atendimento à pessoas com deficiência intelectual que apresentam maiores comprometimentos cognitivos e precisam de um programa mais específico para suprir suas necessidades. Tem como objetivo favorecer o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de pessoas com necessidades especiais através da participaçãoem atividades desenvolvidas nas oficinas terapêuticas. O setor do Oficinas Protegidas Terapêuticas da APAE/Fortaleza compõe-se de Programa Pedagógico Específico e quatro oficinas de artes.
Oficinas de Tecelagem: Realizadas atividades com técnicas de tecelagem, onde os alunos aprendem a tecer no tear e em grades. Realizam também atividades de Tapeçaria. Nesta oficina são estimuladas as habilidades manuais, níveis de atenção e concentração, coordenação motora e sentimento de auto-estima.
Oficinas De Pinturas Artesanais e Mosaico: Nesta oficina os alunos participam de atividades com Lixamento, Pintura em madeira, Trabalhos com textura, Decoupage, Verniz e Mosaico. Tem como objetivo desenvolver habilidades nas praxias, estimular aspectos de cognição e percepção, reforçar a integração grupal.
Oficina de Papel Reciclado E.V.A. Os alunos participam da confecção de papel reciclado, trabalhos com E.V.A., Papelão, Biscuit e Argila.
Oficina de Artes Plásticas e Reciclagem: São desenvolvidas atividades com técnicas de Desenho, Pintura, Papel Machê, Trançados, Reciclagem com garrafas Pet e Decoupage, visando desenvolver potencialidades artísticas, habilidades manuais, coordenação motora, criatividade e socialização.
O setor se dispõe a atender 74 alunos desta escola, entre adolescentes e adultos com comprometimentos cognitivos, senso-perceptivos, motores e sociais. As metas estabelecidas dentro do projeto visam desenvolver uma maior autonomia e independência dessa clientela.