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Um Pouco da História do Movimento das APAEs - APAE Fortaleza

A Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais/FENAPAEs foi criada em São Paulo no dia 10 de novembro de 1962, com a finalidade de melhor organizar o movimento apaeano, melhorando a disseminação e articulação de suas idéias. Em 1974 sua sede foi transferida para Brasília. Atualmente, congrega 23 Federações Estaduais e cerca de 2.000 APAEs e entidades análogas a ela filiadas, distribuídas pelos municípios brasileiros. É de competência da Federação Nacional das APAEs, a realização dos eventos nacionais como o Congresso Nacional das APAEs, as Olimpíadas das APAEs e instituições especializadas, o Festival Nacional nossa Arte e outros que se fazem necessários ao desenvolvimento da área. A condução de suas ações baseia-se nos pressupostos de sua MISSÃO. A prestação de serviços oferecidos pelas suas entidades filiadas atinge a uma população de aproximadamente 230.000 pessoas com deficiência atendidas diretamente, envolvendo indiretamente uma grande rede de pessoas, constituída por pais, amigos, voluntários, profissionais e parcerias com empresas e governo para promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e sua inclusão social. Ao longo dos anos vem desenvolvendo importantes ações e programas buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Criou veículos de comunicação, realizou congressos, olimpíadas e festivais. Instituiu o Programa de auto defensoria, para que os alunos das APAEs, escolhidos em eleição, representassem a instituição APAE em seus três níveis e lutasse por seus direitos. Em 1999, comprometida com a melhoria da qualidade do atendimento à pessoa com deficiência e com a melhoria da capacidade gerencial das unidades e instância do movimento, a Federação Nacional das APAEs criou o PROJETO ÁGUIA, com dois programas fundamentais: • Programa de Desenvolvimento Técnico: voltado para questão técnico pedagógica; • Programa de Desenvolvimento Institucional e Gerencial – voltado para a questão gerencial. Em 2001, publicou o documento APAE Educadora a Escola que Buscamos, tendo como base os princípios normativos vigentes da educação nacional e prática do movimento apaeano, como ponto de partida para construção de uma escola que tenha compromisso social com todas as pessoas com deficiência mental. A partir de 2002, passou a desenvolver um programa de auto sustentação, coordenado pelas Federações Estaduais, com a participação das APAEs nos municípios. Para tanto, criou e vem desenvolvendo diversas campanhas para captação de recursos. Com a finalidade de escolher um trabalho para a impressão de cartazes, folders, camisetas e outros materiais para a divulgação do Festival Nacional Nossa Arte, criou e desenvolveu com a participação dos usuários das entidades, o concurso nacional de cartazes. Criou, também, o concurso de cartões de Natal. Em 2004, foi criado o logotipo dos 50 anos do movimento apaeano, com a seguinte mensagem positivista: APAE 50 ANOS: Uma trajetória de conquistas pela valorização da vida. HISTÓRICO DA APAE – FORTALEZA A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos. É uma sociedade civil e seu objetivo é prover o bem-estar ao portador de necessidades educativas especiais. Em 1972, a professora Eunice Damasceno Pereira da Costa, sentindo a necessidade da criação de uma instituição que prestasse assistência educacional às crianças portadoras de deficiência, liderou um grupo e deram origem ao grupo embrião da APAE/Fortaleza, sendo assim fundada em 26 de abril de 1972 (conforme D.O de 25.05.72 e publicado em seu Estatuto na mesma data). A APAE/Fortaleza, desde os seus primórdios, foi criada com a finalidade de zelar pelo bem-estar dos excepcionais, promovendo seu ajustamento, difundindo e estimulando os estudos e pesquisas relativas a sua problemática. O seu funcionamento legal deu-se no ano de 1975, após ter-se constituído a primeira diretoria com Maria Regina Pio de Almeida na presidência, que alugou uma casa com espaço próprio, onde a APAE pudesse oferecer aos alunos um melhor acompanhamento e conseqüentemente, melhores condições aos excepcionais, cujas famílias iam à procura de respostas para as suas necessidades educacionais, psicológicas e sociais. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fortaleza em cumprimento aos seus objetivos, busca implantar habilidades que desenvolvam e/ou recuperem a auto-estima do seu efetivo. – HISTÓRICO DA APAE - ESCOLA · Escola: Minha Escola Profissionalizante – APAE/Fortaleza · Endereço: Av. Rogaciano Leite, 2001 –Bairro: Eng. Luciano Cavalcante CEP: 60810 – 000. · Telefone: (085) 4012-1403 – FAX: (085) 4012- 1401 E-mail: apaefortaleza@ig.com.br · Localização: Zona Urbana · Data da criação da Escola: 26/10/1976 · Autorização de Funcionamento: Deliberação Conselho Estadual de Educação nº 562/94 Parecer nº 562/94 Data: 21/06/1994 · Reconhecimento Deliberação do Conselho Estadual de Educação CEE Nº 1617/96 Data: 31/12/98 · Turno de Funcionamento: Manhã: 7:30 às 11: 10h Tarde: 13:15 às 16:55h · Níveis de Ensino ofertado: Educação Básica · Etapas, fases e modalidades de ensino: - Educação Infantil - Educação Precoce – 0 a 03 anos Pré – escola 04 a 05 anos - Ensino Fundamental – Escolaridade inicial - 1º Ciclo Escolaridade de Jovens e adultos – a partir de 15 anos - Program Pedagógico Específico: Centro Ocupacional Nova Casa - a partir de 30 anos Atendimentos: - Informática Educativa - Educação Física ( Psicomotricidade, Natação, Atletismo e Futsal) - Educação Arstística ( Música, Dança, Teatro e Banda) - Oficinas Terapêuticas - Educação Profissional – Nível Básico - Iniciação Profissional - Qualificação Profissional - Colocação no Trabalho. Acompanhamentos Clínicos em: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Geneticista,Odontologia, Psicologia, Pediatria, Serviço Social, Terapia Ocupacional. A Minha Escola Profissionalizante APAE/Fortaleza, desde a sua fundação, tem como missão a construção de uma escola que tenha um compromisso educacional e social, para com seus alunos com Deficiência intelectual e múltipla, que possam ser respeitados nas suas diferenças e ocupem espaços na sociedade onde possam realizar suas competências e habilidades.

A APAE/Fortaleza a partir de agosto de 2011 para se adequar ao processo de inclusão,  a escola passou a funcionar como Centro de Atendimento.

 

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