Alexandre Rolim
14/09/2023
Link copiado com sucesso!!!
No Ano de 2021 a APAE Fortaleza recebeu o programa PRONAS para profissionalizar os alunos da instituição APAE Fortaleza.
Foram oferecidos 2 cursos para os mesmos, sendo eles:
Técnico em informática e o outo Auxiliar administrativo, sendo o primeiro no período da manhã e o segundo no período da tarde.
O período do curso se deu no período de 2 anos, onde a cada ano ocorre a entrega dos certificados que indica a conclusão
dos cursos.
Vários eventos foram realizados durante a realização do curso, entre São João até o Natal. Outros exemplos foram dias de cinema na APAE com atividades psicocoguinitiva, além banhos de piscina com os alunos, para distrair um pouco da rotina de estudos.
Sempre com muita competência dos profissionais envolvidos, os alunos conseguiram se adaptar e aprender os conceitos explicados e sendo postos em prática pelos professores, muitas vezes os alunos começaram o curso sem saber nem mesmo o básico, mas encerraram sabendo como se virar com as máquinas, mesmo com suas limitações afligidas pelas suas deficiências.
Com isso, além das habilidades já adquiridas pelo curso, eles também adquiriram dicas de etiqueta e como se comportarem no mercado de trabalho, além da sociabilidade que o curso oferecia ao fazer com que os alunos se comunicassem com o professor e os colegas. Com essas qualidades a convivência dos alunos foi significantemente melhorada, tanto com a família quanto em seus ambientes profissionais.
Outra parte muito positiva que o projeto trouxe foram os contratos que diferentes empresas firmaram com a APAE e por
consequência o projeto PRONAS, com isso a profissionalização dos alunos e contratação deles. Alguns exemplos de empresas
que contrataram nossos alunos foram a Burguer King e a Solar Coca-Cola.
Algumas informações importantes sobre o Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD)
O Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - PRONAS/PCD foi instituído pela Lei nº 12.715, de 17 de setembro de 2012, regulamentada pelo Decreto nº 7.988, de 17 de abril de 2013, o qual foi implementado mediante incentivo fiscal às empresas doadoras. Os principais objetivos do PRONAS/PCD são captar e canalizar recursos destinados a estimular e desenvolver ações de promoção à saúde, reabilitação/habilitação da pessoa com deficiência, fortalecer a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS e ampliar e qualificar o acesso ao atendimento integral às pessoas com deficiência no campo da reabilitação.
As ações e serviços de atenção à saúde da pessoa com deficiência devem ser desenvolvidos por pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, credenciadas ao Programa, que se destinam a reabilitação de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais, intelectuais, múltiplas, pessoas com estomia e com transtorno do espectro do autismo (TEA), desde que o projeto seja aprovado pelo MS. A normativa referente ao Programa está disposta no Anexo LXXXVI da Portaria de Consolidação nº 05, de 28 de setembro de 2017, e suas alterações na Portaria n° 695, de 6 de abril de 2020, Portaria n° 751, de 8 de abril de 2020 e Portaria n° 1.484, de 3 de junho de 2020.
Segundo a Portaria do Programa há três campos de atuação: I – prestação de serviços médico-assistenciais; II - formação, treinamento e aperfeiçoamento de recursos humanos em todos os níveis; e III - realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas, experimentais e sócio antropológicas.
A APAE Fortaleza agradece aos patrocinadores pela seleção e apoio aos cursos providos.