Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - FORTALEZA

Apae de Fortaleza - CE

  • Início
  • Notícias
  • Vídeos
  • Publicações
  • Apae Nacional
  • TRANSPARÊNCIA
    • Prestação de Contas
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item Voltar

Setembro das causas solidárias

A importância do mês de Setembro para as causas solidárias.

Alexandre Rolim

05/09/2023

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

O mês de Setembro é um dos principais meses do ano para conscientização de diversas causas. Vamos falar sobre elas.



Setembro Amarelo é um movimento, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Idealizada ainda no final de 2014 por diversas entidades, entre elas o CVV (Centro de Valorização da Vida), teve sua primeira edição em 2015. A cor “amarela” é usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Ao longo desses anos, tem sido possível observar uma evolução na conscientização da sociedade como um todo em relação ao assunto, com quebra de tabus e a abertura para se conversar abertamente sobre suicídio em diferentes ambientes sociais, como dentro da família, nas empresas, imprensa e poder público.

Qualquer pessoa (física ou jurídica) pode participar do Movimento. Mais do que simplesmente iluminar locais públicos ou chamar a atenção com ações de impacto, o CVV entende que o Setembro Amarelo deve ser uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente, por meio de palestras, debates, simpósios, publicações na imprensa e outras formas de criar um ambiente de conhecimento e esclarecimento.

Em 2023, no 9º ano da Campanha, o CVV definiu o tema “Acolher é cuidar” para lembrar a importância de oferecer acolhimento, um olhar compreensivo e não julgador, colocar-se à disposição para conversar amigavelmente com quem pede ajuda ou demonstra precisar de ajuda ao nosso lado.



O mês de setembro é dedicado às pessoas com deficiência (PcD) e procura conscientizar a população sobre a importância da inclusão com o Setembro Verde. A campanha teve início em 2015 e foi instituída pela Federação Nacional das APAES do Estado de São Paulo, em parceria com a Apae de Valinhos (SP). A data faz alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, coincidindo com o Dia da Árvore que traz a cor verde, representando a esperança de dias melhores. 

O Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído em 1982 por movimentos sociais, os quais reivindicavam os direitos dessa população. Mas apenas em 2005 foi oficializado por meio da Lei n° 11.133/2005. Apesar desses avanços, ainda há muito para ser conquistado, buscando trazer e ampliar práticas efetivas dentro da sociedade. É preciso olhar para todos os tipos de dificuldades enfrentadas no dia a dia, seja através da mobilidade, da saúde ou até mesmo da educação. Por isso, o Setembro Verde é importante para continuar debatendo sobre essa temática.



A Federação Mundial de Surdos (WDF) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Internacional das Línguas de Sinais. A iniciativa partiu da Associação de Surdos da Suécia, em 2011, em referência ao Congresso de Milão, ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880, quando ficara proibido o uso das línguas de sinais, e imposto o oralismo, na educação de surdos, acreditando-se que a leitura labial seria a melhor forma de educação eles.

A data é lembrada com manifestações de comunidades surdas de todas as partes do mundo. O objetivo é garantir o respeito e promover o reconhecimento das línguas de sinais em diferentes países, lembrando das marcas deixadas na história dos surdos pela proibição às suas línguas.



Além dessas campanhas mais conhecidas existem outras que não são tão divulgadas mas não são menos importantes, são elas:



Setembro Vermelho : O Setembro Vermelho é uma iniciativa de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e para a prevenção das doenças cardiovasculares. Prestar atenção ao ritmo da vida, aos hábitos e aos sinais do corpo é fundamental para que o coração possa bater saudável. 



Setembro Dourado: Com o objetivo de conscientizar sobre o câncer infantojuvenil, o “Setembro Dourado” busca alertar pais, profissionais de saúde e a sociedade em geral sobre a importância de se atentar aos sinais e sintomas sugestivos do câncer em crianças e adolescentes. Quando diagnosticado precocemente, o câncer infantojuvenil apresenta 80% de probabilidade de cura, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA).O câncer corresponde a um grupo de doenças que têm em comum um aumento descontrolado de células anormais, podendo ocorrer em qualquer local do organismo. No Brasil, assim como nos países desenvolvidos, o câncer se apresenta como uma das principais causas de morte por doença entre crianças e adolescentes de 0 a 19 anos (8% do total). O INCA estima que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no país mais de 9 mil novos casos de câncer em crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento do câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo e o diagnóstico em fase inicial possibilita um tratamento menos agressivo, preservando a qualidade de vida dos pacientes.


Como podemos ver, no mês de Setembro existem muitas causas que conscientizam as pessoas para diversos temas pertinentes

que exigem a atenção de todos! Devemos não só reconhecer as causas mas ajudar da maneira que podermos para que nossa sociedade melhore e nos tornarmos seres humanos melhores.

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: fortaleza@apaece.org.br

Telefone: (85) 4012-1406

Avenida Rogaciano Leite, , 2001 - CEP: 60810-475 - Fortaleza - CE

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Altvia
Quero doar!